sábado, 15 de março de 2008

Espaço Internet já funciona




AsBeiras de hoje publicam:
"O Espaço Internet do Luso, localizado numa sala do edifício da Junta de Freguesia do Luso, já está em funcionamento. A nova valência conta com oito computadores com acesso gratuito à Internet, uma impressora e um scanner e vai estar ao acesso de todos os interessados, de segunda-feira a sábado, das 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 20H00. Depois da inauguração do Espaço Internet da Mealhada, dos dois postos de acesso à internet do Arquivo Municipal e, ainda, do Bibliomealhada - um espaço móvel, com computadores e acesso gratuito ao mundo dos três w´s, que permite levar as novas tecnologias da informação a toda a população do concelho - chegou agora a vez do Espaço Internet do Luso. A Câmara da Mealhada prossegue, assim, a política de promoção das novas tecnologias da informação por todo o município da Mealhada, “procurando combater a infoexclusão, ao proporcionar igualdade de oportunidades no acesso às novas tecnologias a toda a população do concelho”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da autarquia. ..."



Curiosamente, um cidadão de Oilantes há cerca de 10 anos (eleições municipais de 1997) propôs a um candidato à CMM a inclusão no seu manifesto eleitoral da seguinte proposta: "instalação de computadores nas Juntas de Freguesia com ligação à internet, para que possam os habitantes das freguesias do Concelho da Mealhada usufruir das novas (na altura, hoje são velhas) tecnologias". Podemos apenas dizer que esse cidadão estava 10 anos à frente, observando nessa altura que esse facto seria inevitável e que a Mealhada poderia nesse campo ser pioneira num projecto, a seu tempo, único na região e mesmo dos primeiros no país. O candidato não ganhou, não incluíu essa proposta, nem tão pouco a percebeu, mostrando um sinistro sorriso, e um bem esclarecedor "internet???... humm, já ouvi falar qualquer coisa sobre isso...". Não seria de certo essa proposta que faria a diferença, mas fez a diferença entre aquilo que é o passado, e o que hoje nos apresentam, como a grande novidade.

Ahhh, já agora, será pedir muito que a Junta de Freguesia de Oilantes se apresente com um sítio na INTERNET, mostrando as suas (in)actividades? Porque não incluir a ADCRA, e as suas valências? E os seus colaboradores? E candidaturas on-line? Porque não incluir por exemplo no que à ADCRA diz respeito, a implementação de um sistema web de acompanhamento dos idosos por parte dos seus familiares? E a instalação de vigilância via web dos idosos que são assistidos no domicílio? Pulseira GPS para idosos com activação de alarme em situação de emergência? Estas idéias, não são novas mas ficam por aqui, provavelmente demorarão 10 anos a ser levadas a efeito, mas o futuro constrói-se hoje, veremos se estou errado.



Sem comentários: