segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Antes, a origem de tudo...


A primeira referência que se conhece ao topónimo da povoação de Antes, encontra-se no inventário das "vilas" pertencentes ao Mosteiro da Vacariça: "Oilantes". De facto, o povoamento do território desta freguesia é bastante remoto, pois está assente numa área onde viveram povos pré-históricos.Em 1092, Belido Justes (Belith Justiz) e sua mulher D. Belida (Bellita, Velida) doaram a Martinho Simeonis, prior da Sé de Coimbra, a Igreja de S. Salvador "in villa Brainellas" e a "ecclesia Sancte Marie que est in villa Ventosa", (Ventosa do Bairro, à qual Antes pertencia como lugar), com todos os termos e pertenças. Esta doação é confirmada pelo Conde D. Martim Moniz, que era o governador do território de Coimbra, e pelos "alvarizes" D. Zacarias, D. Mido e D. Mendo. Por volta do ano de 1300 surge referenciada numa carta geográfica manuscrita, arquivada na Biblioteca da Universidade Coimbra, com referência a "Oilantes".
Esse lugar estava referênciado também no arquivo da Vacariça como sendo uma importante zona de passagem e de trocas comerciais, pelo facto de existir a Ponte Romana, que existiu nos nossos dias entre a Antes e o Cardal, até à destruição incumbida pelo ex-presidente da Câmara e que acumulava o pelouro da Cultura - Rui Marqueiro, deixando mais pobre o Concelho.
No administrativo, o antigo lugar de Antes, na freguesia de Ventosa do Bairro, pertenceu, parte ao termo de Coimbra e parte ao termo de Aveiro. A freguesia de Antes foi criada pelo Decreto-Lei nº 45674, de 23 de Abril de 1964, desanexando-se da de Ventosa do Bairro. Actualmente a localidade conta com 1.184 habitantes, o número de eleitores está estimado em 730 cidadãos (últimos censos), cujas principais actividades económicas são a agricultura, avicultura e serralharia civil.
Oilantes ou não, facto é que se tornou comum até aos dias de hoje a expressão "Ói, até parece que é da Antes..."

Sem comentários: