sexta-feira, 5 de outubro de 2007

João Pessanha - Acto II




O forasteiro continuou a sua árdua tarefa de maldizer por longos tempos...


Certo dia, decidiu começar a pensar, coisa que se afigurava impossível, (aos olhos de alguns seus semelhantes) dada a sua veia para a crítica de pau-mandado, e disse junto ao ribeiro, que lhe tinha aberto os olhos:

- meus sapinhos, como sou asno..., fartei-me de maldizer de quem? Um tal A.L.? mas em tudo o que eu procuro saber quem fez, ou mandou fazer está lá o nome dele? como é possível? enganaram-se no nome, só poderá ser..., senão vejamos, entre outras coisas:
- Abertura da estrada das ferrugens;
- Criação do Bairro de S. José (urbanização e capela);
- Reabilitação da Fonte dos caniçais (fonte de Santo Antonio), hoje desprezada pela incúria dos senhores que chefiam a freguesia hoje (2-out-2007) e pelo ex. presidente da Câmara, o Dr. Marqueiro (foi ele que autorizou a construção da vacaria naquele sítio);
- Criação da romaria que ainda hoje se faz, no Bairo de S. José em 19-Mar;
- Construção do Cemitério Novo;
- Recuperação dos antigo tanques (hoje Pavilhão do Sume) e todo e espaço envolvente, incluindo o lago;
- Nomenclatura das Ruas da Freguesia;
- Abertura da rua do Caramoiços;
- Abertura da estrada que liga o Sume à estrada de Sepins;
- Abertura da rua que liga a sede da Junta à Rua da Fonte (R. Ten. Morais Sarmento);
- Criação da ADCRA;
- Aquisição da Quinta das Sardinheiras (onde hoje está o Lar);
- Criação do Clube de Caça e Pesca;
- Abertura do furo de captação de água para abastecimento da freguesia;
- Reabilitação do espaço envolvente com a construção de um chafariz (hoje estacionamento privado da empresa do lado);
- Reabilitação do acesso ao cemitério velho;
- Reconstrução da antiga escola primária para sede da Junta de Freguesia;
...., Bolas, boloas, bolas, afinal o que é que estes meus semelhantes que me obrigam a dizer tantas asneiras fizeram???

por mais que me esforce não encontro nada para dizer...
Meu Deus perdoai-me, pois não sabia o que dizia, foram eles que me mandaram.
E foi assim que o forasteiro se trasformou em renegado.




2 comentários:

Anónimo disse...

... e a rotunda ?

louçano disse...

entre outras coisas..., meu caro, mas obrigado pela lembrança.