quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Educar hoje, que o futuro é amanhã...

No tempo deles...
A teoria do Sócrates moderno

Abominável!!! É a expressão mínima que se consegue ter com as novas medidas para a educação, do governo Sócrates.

Durante anos, a educação e o ensino em geral, preparam as pessoas para o mercado de trabalho, formando-as em áreas que de alguma forma, lhes garantisse alguma estabilidade. Não falo obviamente do nível superior, aí as aberrações também são enormes, mas do ensino profissionalizante, baseados nas extintas Escolas Comerciais, nomeadamente o ensino profissional e tecnológico.

Qual não é o meu espanto, de hoje ouvir, talvez, o maior disparate na história da educação em Portugal - "as faltas não contam, chamam-se cá depois para fazer umas provas de recuperação (não eliminatórias) e pronto assim eles não fogem do ensino". Pois não fogem, não Sra Ministra e Sr. Primeiro Ministro!!!! Como é que alguém consegue fugir de onde não está? Explique!!!

No tempo do Sr 1º Ministro e da Sra Ministra também se faltava, claro, mas o ensino pelos vistos era tão mau que foi sucessivamente modificado até atingir agora a perfeição. Pergunto, onde foi que tiraram os cursos? Na China? Na URSS? Em Cuba? No entanto até conseguem ser ministros de uma nação que está moribunda. São as quase 200 crianças que só este ano nasceram nas ambulâncias, são os números do Ministério da saúde dos 2500 abortos efectuados no país, são os doentes terminais dados como aptos para o trabalho, é o desemprego mais elevado dos últimos 20 anos (fonte do INE), é a libertação de criminosos sem cumprimento de pena, mas nada disso importa, o país vive é de emoções: caso Maddie, todas as Tvs diariamente com investigadores, o murro do Scolari, a lesão do Nuno Gomes, o divórcio do Raposo, etc..., etc...,

Por este andar, corremos sérios riscos de ser afectados pela Teoria do Sócrates Moderno:

"Cão, o chichi faz-se assim vês? De pé o homem despejou a bechiga, mostrando ao cão como fazer chichi. O animal canino, de regresso a casa levanta-se e zás, faz chichi também de pé, no sofá" Não é uma questão de forma, mas sim de conteúdo.

A mensagem que hoje passou, mais do que o facilitismo, alinhou completamente pela mediocridade, e essa só pode vir de mentes medíocres, desprovidas de senso, levando a que as salas de aula se esvaziem, aumentando de certo o consumo de drogas e de álcool, a deserção premeditada do ensino, e por fim, mas não menos importante, a criação de adultos irresponsáveis. E o pior de tudo, é que alguns deles também chegarão a ser políticos.

Sem comentários: